Detalhe 20.03.2007

Volkswagen encerra hegemonia de 50 anos da concorr√™ncia fornecendo caminh√Ķes 4X4 √†s For√ßas Armadas Brasileiras

A Volkswagen Caminh√Ķes e √Ēnibus est√° entregando as primeiras 14 unidades do caminh√£o militarizado VW Worker 15.210 4X4, desenhado para as For√ßas Armadas Brasileiras. A montadora encerra uma hegemonia de 50 anos da sua principal concorrente, at√© agora a √ļnica a oferecer caminh√Ķes militarizados com tra√ß√£o integral. Totalmente desenvolvido no Brasil, o caminh√£o Volkswagen tem como principais atributos a robustez atestada em testes rigorosos, a flexibilidade de aplica√ß√Ķes e os eficientes servi√ßos de p√≥s-vendas. A homologa√ß√£o do Ex√©rcito Brasileiro tamb√©m abre mercados no exterior, pois √© aceita pelas for√ßas armadas de diversos pa√≠ses.

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) recebeu as oito primeiras unidades do VW 15.210 4X4, agora chamado pelo Ex√©rcito de VOP2 5QT. A sigla indica que o ve√≠culo √© do tipo operacional militarizado, capaz de transportar cinco toneladas em qualquer tipo de terreno. Outros seis caminh√Ķes seguir√£o para a mesma for√ßa, que possui uma das maiores frotas do Pa√≠s: s√£o 11.000 ve√≠culos operacionais de diferentes portes. J√° a Aeron√°utica receber√° seu primeiro VW 15.210 4X4 em abril pr√≥ximo.

"Estamos honrados em atender as For√ßas Armadas Brasileiras, e satisfeitos por cumprir com louvor todas as exig√™ncias de homologa√ß√£o do Ex√©rcito. O mais importante √© que atendemos a todos os consumidores sob medida, pois o ve√≠culo tamb√©m pode ser oferecido em vers√£o para uso civil", diz Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminh√Ķes e √Ēnibus.

Projeto

O projeto do caminh√£o militarizado incluiu um ano de testes em campos de provas do Ex√©rcito em todo o Brasil. Um prot√≥tipo rodou 34.000 quil√īmetros nas bases das cidades fluminenses do Rio de Janeiro (Restinga da Marambaia), Mangaratiba (Itacuru√ß√°) e Duque de Caxias. O ve√≠culo tamb√©m passou por Goi√Ęnia (GO), Cachoeira do Sul (RS) e por manobras no Estado do Esp√≠rito Santo, atendendo aos Requisitos Operacionais B√°sicos (ROB) do Ex√©rcito.

A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Para certificar a resist√™ncia do conjunto motor-transmiss√£o, dos eixos e da suspens√£o, outro prot√≥tipo passou por quatro edi√ß√Ķes do Rally Internacional dos Sert√Ķes, cada uma com cerca de 5.500 quil√īmetros de estradas sem pavimenta√ß√£o e trilhas em condi√ß√Ķes extremas. O mesmo caminh√£o foi exibido em novembro do ano passado na feira de Guadalajara, no M√©xico, e agora segue um roteiro de demonstra√ß√£o nas revendas daquele pa√≠s.

Engenharia

A militariza√ß√£o do novo ve√≠culo foi feita com o apoio da Techno Car Guevel Ve√≠culos Especiais, empresa especializada em transforma√ß√Ķes com sede em Itaquacetuba (SP). Ao contr√°rio dos ve√≠culos at√© agora usados pelo Ex√©rcito, o Volkswagen tem a op√ß√£o de cabine com teto de lona, necess√°rio nos embarques a√©reos.

O eixo dianteiro e a caixa de transmiss√£o s√£o do fornecedor norte-americano Marmon-Herrington. Os demais componentes j√° s√£o amplamente utilizados pela Volkswagen Caminh√Ķes e √Ēnibus em seus produtos, o que facilita a assist√™ncia t√©cnica. Come√ßando pelo motor MWM International seis cilindros turbo e pela transmiss√£o manual Eaton. Al√©m de transportar tropas, equipamento ou pontes, a flexibilidade do chassi permite a adapta√ß√£o do ve√≠culo para receber tanque d'√°gua ou bateria anti-a√©rea.

"O VOP2 5QT superou as expectativas dos avaliadores por seu desempenho. E o mesmo pode ser esperado dos consumidores civis: empresas de eletrifica√ß√£o rural, resgates florestal e de aeroporto e for√ßas policiais urbanas que utilizam ve√≠culos anti-motim agora t√™m uma boa alternativa de compra", diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminh√Ķes e √Ēnibus.

Ficha técnica VW 15.210 4X4

Motor: MWM 6.10 TCA
Potência: 206 cv @ 2.600 rpm
Torque: 657 Nm @ 1.700 rpm
Transmiss√£o: Eaton FS5406 A
1 : 9,01
2 : 5,27
3 : 3,22
4 : 2,04
5 : 1,36
6 : 1,00
√Ārvore de transmiss√£o: SPL 90
Caixa de transferência: Marmon-Herrington MVG 750
Simples: 1,00 : 1
Reduzida: 2,00 : 1
Eixo dianteiro: Marmon-Herrington MT 11 - relação 5,29:1
Eixo traseiro: RS 23-145 com diferencial blocante - relação 5,29:1
Pneus: 12.00R20
Peso em ordem de marcha: 5.200 kg
Peso bruto total: 15.000 kg